• APRESENTADO SLIDE 1 TÍTULO

    texto

  • APRESENTADO SLIDE 2 TÍTULO

    texto

  • APRESENTADO SLIDE 3 TÍTULO

    TEXTO

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Alunos da UEPA de Salvaterra apresentam projeto de Extensão na V Feira de Tecnologia e no VII Forpeexp da UEPA



Prof. Benedito e os alunos Luciane Portal, Wallace de Almeida e Jaison Holanda
Os alunos,Luciane Portal(Biologoia) e Wallace de Almeida(Química) e Jailson Holanda(Física) da UEPA de Salvaterra apresentaram no evento o projeto de extensão “Cursinho Popular”, Coordenado pelo professor Benedito Ely Valente, projeto que existe há dois anos, e que tem como objetivo de Possibilitar ao aluno marajoara um reforço no que se refere à aquisição de conhecimentos necessários para prestar o vestibular, assim como, um complemento no que tange à formação acadêmica dos discentes da UEPA de Salvaterra, na perspectiva dos âmbitos pesquisa e extensão. 
Wallace de Alemeida
A V Edição da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia e a VII edição do Fórum de Pesquisa, Ensino e Extensão da Uepa (FORPEEXP), que este ano teve como tema “Universidade na sociedade do conhecimento: compromisso com o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento da pobreza”. O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Liciane Portal
O evento ocorreu no período de 17 a 19 de outubro no CCBS da UEPA, nele ocorreram diversas atividades como oficinas, seminários, minicursos, palestras, exposições e apresentações artístico-culturais. Foram 25 estandes de demonstrações científicas das principais instituições de ensino e pesquisa do estado e mais de 80 atividades ofertadas em três dias de evento.
Jailson Holanda
O aluno Jailson Holanda do curso de Ciências Naturais com Habilitação em Física ficou surpreso com a quantidade de projetos apresentados, e a participação de muita gente importante no evento, “O evento é de extrema importância, principalmente para nós alunos do interior, onde temos a oportunidade de mostrar nossos trabalhos e nossa capacidade intelectual”, afirmou Jailson.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

UEPA DE SALVATERRA PROMOVE VI SECSAL E INAUGURA BLOCO COM LABORATÓRIOS


Prof. Benedito  na cerimônia de abertura
O ultimo dia 01/10(segunda) ocorreu a abertura da VI Semana Científica de Salvaterra(SECSAL) realizada pela UEPA de Salvaterra, durante o evento foi inaugurado o Bloco B, prédio anexo ao das salas de aula que abriga laboratórios multidisciplinares e de informática e as seções administrativas do Campus. As novas instalações beneficiam a pesquisa e a produção do conhecimento entre os alunos dos cursos de Licenciatura Plena em Matemática, Ciências Naturais com habilitação em Química, Física e Biologia e Tecnologia Agroindustrial com ênfase em Alimentos.

A chegada de laboratórios multidisciplinares no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Salvaterra foi fundamental para o aluno do terceiro ano do Curso de Ciências Naturais, com habilitação em Física, Diego Rodrigues Duarte, que poderá aprofundar as pesquisas do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nas novas instalações da Universidade, inauguradas na manhã da última segunda-feira (1).
Laboratório de Informática
Laboratório de Ciências

“(Os laboratórios) vão contribuir bastante na elaboração e pesquisa dos nossos TCCs, o que antes ficaria inviável, porque dependeríamos da Etepa (Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará). Aqui, fica muito mais fácil de ter acesso aos laboratórios”, avalia Diego. “Meu tema estava voltado para a área pedagógica, mas agora com os laboratórios posso trabalhar com uma área específica da Física. Ainda não tem nada definido, mas com os laboratórios é um passo a mais para eu reformar tudo o que eu já tinha pensando e ver um novo tema, mais voltado para a área da Física mesmo”, contou o estudante.

A cerimônia de inauguração do segundo bloco do Campus XIX da Uepa foi prestigiada pela reitora, Marília Brasil Xavier, pelos pró-reitores de Gestão e Planejamento, Manoel Maximiano Junior e Graduação, Ionara Terra, respectivamente, pelo vice-diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), José de Ribamar Castro e pelo coordenador do Curso de Tecnologia Agroindustrial (TA), Márcio Franck Figueiredo. 


Na inauguração, prof. Márcio, Profa. Ionara, Prof. Benedito,
Profa. Marília, Prof. Maximiano e prof. Ribamar
Implantado em 2005, o Campus da Uepa em Salvaterra realizava suas atividades acadêmicas na EETEPA, mas desde agosto de 2010, funciona em sede própria, localizada na Rodovia PA 154, Km 28. Além dos laboratórios multidisciplinares inaugurados na segunda (1), o segundo bloco do Campus abriga ainda um laboratório de informática, equipado com 25 computadores todos conectados à internet, e as salas da Coordenação Geral, Administrativa e Protocolo, Assessoria Pedagógica, Secretaria Acadêmica e de reuniões.
É nesse ambiente que a mãe do aluno Willy Cleber Gonçalves, 18, do Curso de TA, espera vê-lo como parte integrante da produção do conhecimento capaz de mudar a realidade do ligar onde vivem. “Universidade se faz com pesquisa e para isso é preciso ter um ambiente. Esses novos espaços são para alunos e professores, é a construção do conhecimento. A universidade ainda é jovem, mas a gente vê que está evoluindo. Espero que ela invista, cada vez mais, na interiorização”, afirmou Azenete Gonçalves.
Para a reitora Marília Brasil Xavier, a inauguração de mais um bloco, tratou-se de um momento histórico. “Há tempo atrás não tínhamos isso, não tínhamos identidade de universidade em Salvaterra. Essa é uma vitoria dos servidores, professores e gestores que aqui estão aqui e dos que já se foram, mas colocam a primeira semente de universidade na região. Todos continuarão nessa caminhada para o avanço da nossa civilização e desenvolvimento humano. É dentro desse cenário coletivo que a unidade emerge, num ambiente plural capaz de fazer a diferença numa comunidade”, destacou Marília Brasil.




Após o descerramento da placa, houve visita às novas instalações e apresentações culturais.













Encontro – Pouco antes da cerimônia de inauguração, os integrantes de Gestão Superior receberam os alunos para uma conversa sobre as propostas de melhoria do ensino na região.Abertos ao diálogo, a reitora e sua comitiva deram alguns encaminhamentos às demandas dos estudantes, entre elas, a implantação de um curso de especialização que atenda os egressos do Curso de Matemática dos municípios de Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari e a aprovação de projetos pelos professores doutores da Universidade. Ambas as propostas serão analisadas pelo CCSE, mas desde já, segundo o vice-diretor, os alunos interessados em aprovar projetos podem encaminhá-los à direção do Centro, que serão analisados e enviados para editais de fomento ou alguma chamada específica. A Gestão também reforçou a realização do concurso público para docentes, cujas inscrições seguem até o dia 16, com vaga para Salvaterra, visando a fixação de professores no município.


Semana Científica – A segunda-feira (1) também foi marcada pela abertura da VII Semana de Científica de Salvaterra, na Câmara dos Deputados, com o tema “O papel estratégico da Universidade do Estado do Pará (Uepa) para o desenvolvimento sustentável no Marajó”. “Todas as semanas acadêmicas pautamos o tema da Ciência, Tecnologia e Inovação, porque nos achamos extremamente estratégico para o Estado do Pará e para o desenvolvimento do Marajó. Não foi à toa a escolha do tema, pois é a aplicação do conhecimento transformando a matéria prima e a Uepa é fundamental para isso acontecer”, afirmou o coordenador do Campus, Benedito Valente.

Profa. Marília Brasil Reitora da UEPA
A reitora Marília Brasil ministrou a conferência de abertura sobre “As contribuições da Universidade para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no contexto paraense”. A titular da Uepa falou para uma platéia composta, prioritariamente, por alunos, sobre a importância de produzir conhecimento necessário ao desenvolvimento da região do Marajó. Além disso, mostrou indicadores de crescimento da Uepa nos últimos quatro anos, entre eles, os cerca de 15 mil alunos, 23 cursos de graduação e sete de pós-graduação Scricto Sensu.
“Não há como avançar na sociedade do conhecimento sem reconhecer o papel das universidades para a formação e produção do conhecimento. A Uepa desafia seus próprios limites. Somos uma universidade pública, numa área periférica. Nosso desafio é construir uma universidade forte, na direção irreversível ao amadurecimento institucional”, finalizou a reitora