“Um país se faz com homens e livros”
(Monteiro Lobato)
BIBLIOTECA A Biblioteca pode ser definida como um espaço facilitador ou propiciador do acesso ao saber. È um espaço de leitura, reflexão e construção do pensar, no qual o individuo é confrontado com diferentes explicações para o mundo. Considerando que a biblioteca contribui para a construção do pensar, compreende-se a mesma, como um espaço político na organização da sociedade.
MISSÃO
A Biblioteca do Campus XIX pretende proporcionar serviços bibliotecários de qualidade, com recursos físicos e materiais adequados. Oferecer informação à comunidade universitária, de modo a contribuir para o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão. Pretende, ainda, auxiliar para um ensino mais eficiente, sustentado por recursos físicos e materiais adequados. Atenta a este compromisso, a biblioteca busca sempre o melhor desempenho de suas atividades técnicas, administrativas e de atendimento ao usuário.
INSTALAÇÕES
As instalações físicas expandem-se de acordo com a demanda (crescimento do acervo bibliográfico e número de usuários).
A Biblioteca no ano corrente apresentou uma nova infraestrutura, ampliando seu espaço para assim atender melhor seus usuários, disponibilizando mesas, cadeiras confortáveis, balcão para atendimento e computadores com acesso à internet para pesquisa no Sistema PERGAMUM e para acesso aos bolsistas, estagiários e monitores juntamente com o cursinho popular.
A biblioteca está ligada diretamente ao Laboratório de Informática, porém em espaços diferentes, mas com flexibilidade para que ambos caminhem na mesma direção: formação do leitor tanto pela leitura e pesquisa bibliográfica quanto na pesquisa on-line.
ACERVO
O acesso ao acervo da Biblioteca NUSALVA encontra-se parcialmente informatizado, pois apesar do Sistema Pergamum ainda não estar instalado na Biblioteca, nosso acervo já esta inserido no sistema geral das Bibliotecas da UEPA, onde o usuário pode acessar a Biblioteca on-line no site da instituição.
Quando o sistema for instalado em nosso campus ele possibilitará a busca de informação sobre o acervo por autor, título ou assunto. Os usuários podem realizar renovações e reservas dos materiais bibliográficos através do sistema PERGAMUM on-line.
Neste ano, a Biblioteca recebeu um total de 500 obras, dentre elas livros e periódicos.
A Biblioteca adota o método de classificação CDD (Classificação Decimal Dewey), AACR (Código de Catalogação Anglo Americano) para catalogação do acervo, que permite a organização por área de conhecimento. Essa política tem por finalidade organizar e recuperar a informação.
O acervo da biblioteca está divido em:

  • Livros e monografias: atualmente em torno de 2 mil exemplares, cobrindo as seguintes áreas do conhecimento: metodologia, informática, filosofia, psicologia, estatística, ensino e educação, matemática, física, química, biologia, tecnologia de alimentos, geografia e biografia.
  • Obras de referência: composta por dicionários lingüísticos e especializados, Encicloédias.
  • Períodicos: recebemos mensalmente periódicos Nacionais e estrangeiros.
  • Multimeios: CD-ROM’s e DVD’s marajoaras, TCC’s.

A demanda de livros ocorre da seguinte forma: ALUNO LIVRO ÍTEM
10
5
LIVROS
Com o número de cursos aumentando a cada ano, vê-se a necessidade de um aumento maior de livros por usuário, visto que empréstimos acontecem por dia em torno de 20 alunos para 30 livros. SERVIÇOS OFERECIDOS

  • Acesso ao catálogo on-line (acervo);

  • Renovação no balcão de atendimento;

  • Empréstimo domiciliar;

  • Orientação à pesquisa documental (impressa e eletrônica) e;

  • Elaboração de fichas catalográficas.


EMPRÉSTIMO O empréstimo das obras é realizado mediante a apresentação da carteirinha da Biblioteca.
1 Os alunos concluintes podem emprestar monografias por 7 dias).
Empréstimo e devolução serão realizados até as 21:00h de segunda a sexta-feira.
A data de entrega deverá ser observada rigorosamente e o não cumprimento implicará em suspensão, a cada dia em atraso dois dias de suspensão, exceto sábados, domingos e feriados.

FUNCIONÁRIOS DA BIBLIOTECA
A Biblioteca está sob a responsabilidade de uma profissional com graduação de nível superior em Biblioteconomia.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Dia semana




Início
Término



2ª a 6ª feira



08h00min






21h00min


0 comentários:

Postar um comentário