• APRESENTADO SLIDE 1 TÍTULO

    texto

  • APRESENTADO SLIDE 2 TÍTULO

    texto

  • APRESENTADO SLIDE 3 TÍTULO

    TEXTO

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A VII FEIRA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPUS XIX FOI UM SUCESSO


Retiro Grande em Cachoeira do Arari
A VII Feira de Orientação Profissional realizada pelo CAMPUS XIX, aconteceu nos municípios de Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra nos períodos de 22 a 24 de agosto. Neste ano a novidade foi a realização da feira na localidade de Retiro Grande no município de Cachoeira do Arari. 

Em Soure

Laboratório de Ciência do CAMPUS XIX
  
Alunos do ensino médio fazendo o teste vocacional















O evento teve uma grande participação da comunidade escolar dos três municípios atingindo um público de mais de 2 mil pessoas nesse período. A organização de feira contou com 120 colaboradores entre coordenação, servidores, bolsistas, monitores, professores e foram apresentados também na feira 9 projetos e atividades experimetais, que teve a participação de 45 alunos.
Alunos de Física apresentando seus experimentos
experimentos de física





























A professora Ruth Helena Assessora pedagógica e Coordenadora da Feira falou que "A VII Feira de Orientação Profissional mostrou que com responsabilidade e ousadia tudo é possível. Mesmo com a existência de alguns imprevistos e adversidades, conseguimos montar uma estrutura de divulgação e logística para a consolidação das atividades propostas, que funcionou a contento e proporcionou a interlocução entre a Universidade e a Comunidade externa".
Alunos de matemática apresentando suas atividades

COMUNICADOS CAMPUS XIX



UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CAMPUS XIX - NÚCLEO DE SALVATERRA



COMUNICADO - SECSAL 2011
Avisamos a todos os participantes da SECSAL realizada no ano de 2011, que os certificados já estão disponíveis. Pra receber os certificados de participação os interessados deverão comparecer no administrativo da UEPA, localizado no prédio 02, no horário de 08 até as 14 horas.

COMUNICADO – VI FEIRA VOCACIONAL 2011
Avisamos a todos os participantes da VI Feira Vocacional realizada no ano de 2011, que os certificados já estão disponíveis. Pra receber os certificados de participação os interessados deverão comparecer no administrativo da UEPA, localizado no prédio 02, no horário de 08 até as 19 horas.


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CAMPUS XIX PROMOVE PALESTRAS COM PROFESSORES DA UFRA E DA UNIVERSIDADE DO PORTO DE PORTUGUAL


Prof. Dr. Carlos Azevedo da Universidade de Porto de Portugual
Pegando o embalo do I WORKSHOP PARAENSE DE MICROPARISITOLOGIA DE ANIMAIS AQUÁTICOS. que aconteceu na Universidade Federal Rural da Amazônia(UFRA) o Campus XIX-UEPA de Salvaterra recebeu no dia 25/08(sábado) dois desses professores pesquisadores e palestrantes desse evento para um ciclo de palestra com os alunos do Campus XIX.
 
Os professores foram o Dr. Carlos Azevedo da Universidade do Porto de Portugual, que falou sobre  "A Ultraestrutura e o Ciclo de Vida de alguns microparasitas da Fauna Aquática, com especial ênfase para a Fauna Amazônica" e o Dr. Edilson Matos da Universidade Federal Rural da Amazônia(UFRA), que palestrou sobre "As relações ciêntíficas produzidas pelo Acordo Internacional entre a Universidade Federal do Pará(UFPA) a Univerisdade Federal Rural da Amazônia(UFRA) e a Universidade do Porto(UP) de Portugual.

VII Forpeexp será a vitrine da produção científica da Uepa



O evento será realizado de 17 a 19 de outubro no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). A expectativa é que mais de mil trabalhos sejam apresentados durante o Forpeexp.
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza de 17 a 19 de outubro o VII Fórum de Pesquisa Ensino Extensão e Pós-graduação (FORPEEXP) que acontecerá no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O evento tem por objetivo mostrar à comunidade, os trabalhos desenvolvidos pela universidade. A expectativa é que mais de mil projetos de pesquisa sejam apresentados no evento.
 O FORPEEXP integra a programação da V Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Fórum vem consolidar um espaço de encontro da comunidade acadêmica da Uepa com pesquisadores de instituições locais, nacionais e internacionais, ao mesmo tempo, que se propõe ao debate sobre as principais questões para impulsionar o crescimento da região Amazônica e popularizar o tema ciência e tecnologia entre a população.
 Durante o evento serão realizadas conferências, mesas redondas, palestras, comunicações orais e exposição de pôsteres. Além disso, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido nos centros de Educação (CCSE), Saúde (CCBS) e Tecnologia (CCNT) no estande da UEPA.
 O Planetário também tem seu espaço garantido com atividades interativas que levam os visitantes a descobrir uma forma divertida de aprendizado. As atividades culturais ficarão por conta das apresentações do Quarteto de Cordas da Uepa, Madrigal e grupo Jazz Bens Enseble.

NOTA DE AGRADECIMENTO


        A Coordenação do Campus XIX – Núcleo Universitário de Salvaterra, em nome da Universidade do Estado do Pará, vem a público agradecer a todos aqueles que contribuíram para a realização de nossa VII Feira de Orientação Profissional.
       A realização da 7ª edição da Feira de Orientação Profissional no período de 22 a 24/08/2012, nos municípios de Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra, mostrou que com responsabilidade e ousadia tudo é possível. Mesmo com a existência de alguns imprevistos e adversidades, conseguimos montar uma estrutura de divulgação e logística para a consolidação das atividades propostas, que funcionou a contento e proporcionou a interlocução entre a Universidade e a Comunidade externa.
As palestras, a exposição dos estandes com informações de nossos cursos e processos seletivos e as atividades experimentais apresentadas foram revestidas de pleno êxito, na medida em que conseguimos atingir a um público recorde de 2.000 pessoas que visitaram a Feira.
      Com a perspectiva de retribuir todo o esforço empreendido neste evento, a Comissão Organizadora deixa registrado o sincero agradecimento aos funcionários, professores e alunos que acreditaram e se empenharam na sua realização e assim contribuíram para que o mesmo fosse pleno de sucesso. A todos vocês, nosso muito obrigado.
       A semente está plantada. Na nossa concepção os objetivos foram alcançados. Estamos, portanto, com a sensação do dever cumprido.
                                                       
                                                             Profª Ruth Helena
Coordenadora da VII Feira de Orientação Profissional

terça-feira, 28 de agosto de 2012

IFPA Campus Breves discute a Amazônia



 
O IFPA campus Breves estará realizando no período de 18 a 21 de outubro a “Jornada Marajoara de Ciência e Tecnologia 2012”. O evento tem uma proposta de extensão multidisciplinar, e objetiva popularizar ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento da região do Marajó e sua população.
Metodologia
As atividades propostas nesta Jornada são diversificadas e atendem a públicos diferentes. Tais atividades incluem, entre outras: oficinas, minicursos, palestras, apresentação de trabalhos e mesas-redondas, que têm por propósito discutir temas de interesse geral e de especial relevância, contemplando a participação da comunidade em geral.
Aos interessados em ministrar algumas das atividades (minicurso, oficina, palestras...) basta preencher a proposta do ANEXO I. Aos que queiram apresentar seus trabalhos científicos podem submeter para aprovação da comissão científica preenchendo a proposta do ANEXO II. Após preenchidos devem ser enviados para snct.breves@gmail.com.
A Jornada Marajoara de Ciência e Tecnologia 2012 tem como tema "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza", e reforça que a presença de instituições de ensino, formação profissional e pesquisa na mesorregião do Marajó deve ser sinônimo de desenvolvimento regional, não somente pela formação de mão-de-obra qualificada, mas também pela produção cientifica sobre a qual se encontra grande potencial. Potencial este que, sendo explorado de forma orientada, poderá colocar a região em um patamar superior de visibilidade e credibilidade nos grandes projetos e eventos científicos regionais, nacionais e internacionais. Portanto, a divulgação dos resultados das pesquisas já realizadas e de pesquisas em andamento na e sobre a região se faz necessária. Tal divulgação, nesta proposta, transcende os muros das escolas, institutos e universidades, com o objetivo de alcançar a comunidade que ainda se encontra alheia ao que se produz em seu entorno.
Fonte:ifpa

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Uepa conquista premiação no ORM/ACP 2012


Reitora Recebendo o prêmio do governador Jatene

A Universidade foi reconhecida como a melhor instituição de ensino superior do Estado, na noite da última sexta-feira (17), durante entrega da premiação, que é considerada o Oscar do empresariado paraense. A reitora, Marília Brasil, recebeu a premiação das mãos do governador, Simão Jatene.
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi reconhecida como a melhor instituição de ensino superior, durante a entrega da oitava edição do Prêmio ORM/ACP, na noite da última sexta-feira (17), em solenidade realizada no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A reitora, Marília Brasil Xavier, recebeu o troféu ‘Jornaleiro’ das mãos do Governador do Estado, Simão Jatene, que destacou o orgulho em fazer a entrega.
A Uepa concorreu no segmento ‘Instituições de Ensino Superior’, a quarta categoria anunciada. A reitora da universidade, Marília Brasil Xavier, afirmou que a premiação simboliza o reconhecimento da população do Estado e reafirma a missão da Uepa em formar profissionais da capital e do interior na graduação, pesquisa e extensão. “Recebo este prêmio com muita alegria e com a certeza que a Uepa tem um papel muito importante na formação dos profissionais no nosso Estado”, ressaltou.

Para o governador Simão Jatene, além de conferir qualidade às empresas do Pará, o premio ORM/ACP é uma importante ferramenta de valorização empresarial, mecanismo indispensável para o crescimento dos diversos segmentos que atuam na economia paraense, e consequentemente, para maior geração de emprego e renda à população. “É uma forma de reconhecer e valorizar as empresas que agem em prol do desenvolvimento do nosso estado”, enfatizou.
O Prêmio, iniciativa das Organizações Rômulo Maiorana e da Associação Comercial do Pará, é considerado o Oscar do empresariado paraense, além de ser o momento de reconhecimento e premiação do público e das ORM às pessoas que geram trabalho e renda no Estado e incentivam os números positivos da economia.
Este ano, a premiação atingiu recordes de votação, chegando à marca de um milhão de votos ao longo de dois meses. 'Uma votação que representa o tamanho e a grandeza do prêmio', destacou Romulo Maiorana Júnior, presidente executivo da ORM. No total, 196 empresas foram finalistas do ORM/ACP 2012.
Cada segmento teve três empresas finalistas na disputa pelo troféu 'Jornaleiro'. Das 40 empresas premiadas, 32 especificamente foram pelo voto popular, por meio do Portal ORM, e de formulários encartados nos jornais Amazônia e O LIBERAL. As demais foram avaliadas por uma comissão formada por empresários e jornalistas.
A cerimônia de entrega da oitava edição do prêmio ORM/ACP reuniu mais de três mil pessoas, entre empresários, representantes de instituições de nível superior e autoridades locais.