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terça-feira, 31 de maio de 2011

CONVITE


sexta-feira, 27 de maio de 2011

PROGRAMA CAMPUS AVANÇADO ABRE INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE EXTENSÃO


             As inscrições poderão ser feitas no período de 27 de maio e 16 de junho e são destinadas a professores ou técnicos de nível superior, além de alunos da Uepa, na capital e interior.
             Já estão abertas no período de 27 de maio a 16 de junho, as inscrições para os interessados em participar do Programa Campus Avançado, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
             A seleção é destinada para a apresentação de projetos de extensão voltados para os temas: cultura, educação, saúde, trabalho, meio ambiente, ciência e tecnologia. Podem participar, professores ou técnicos de nível superior efetivos, para a função de coordenador; e alunos regularmente matriculados em qualquer área do conhecimento da universidade, como bolsista.
             O valor da bolsa para o cargo de coordenador será de R$600 (seiscento reais) e para aluno de R$ 250 (duzentos e cinquenta reais). Os projetos deverão ser elaborados em formulário próprio (disponível no Edital), além da ficha de inscrição que pode ser obtida no Protocolo da Reitoria.


Veja abaixo o cronograma:

a) Divulgação e Inscrições: 27/05/2011 a 16/06/2011.b) Período de Avaliação dos Projetos: 17/06/2011 a 26/06/2011

b) Divulgação dos resultados: 30/06/2011

c) Execução dos projetos oriundos dos campi de Belém: 04/07/2011 a 08/07/2011 a 11/07/2011 a 15/07/2011.

d) Execução dos projetos oriundos dos campi do Interior: 12/09/2011 a 16/09/2011.

OS EDITAIS:

EDITAL
FORMULÁRIO
RELATÓRIO FINAL



terça-feira, 17 de maio de 2011

PRÊMIO MELHOR TCC 2010 ABRE INSCRIÇÕES PARA TRABALHOS


              As inscrições acontecem no período de 16 de maio a 16 de junho, nos campi da capital e interior.
              A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) abre inscrição no período de 16 de maio a 16 de junho, para o VII Concurso do Prêmio UEPA de Melhor TCC – 2010.
              A seleção visa o melhor trabalho de conclusão de curso das áreas de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia dos estudantes da capital e dos Campi da UEPA. Serão aceitos apenas trabalhos produzidos por alunos concluintes dos cursos da universidade, no ano letivo de 2010, depois de cumpridas todas as exigências curriculares de conclusão dos cursos.
             Os trabalhos selecionados serão avaliados por Comitê Institucional que escolherá o 1º, 2º e 3º lugar. A divulgação do resultado final será no dia 30 de junho de 2011.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

CAMPUS XIX-CONVITE


O Conselho Escolar da Escola Prof. Ademar Nunes de Vasconcelos, por meio do Campus XIX/SALVATERRA/UEPA, tem a honra de convidar os alunos e professores do Núcleo para participar da II Semana de Combate ao Racismo a qual tem como Tema "A  Escola como Espaço Multicultural", que ocorrerá no período de 10 a 13 maio de 2011 na escola Ademar de Vasconcelos, em referência ao dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.

PEDIDOS DE ISENÇÃO DO VESTIBULAR UEPA/2012 SEGUEM ATÉ DOMINGO,08/05


              Segue até às 23h do dia 8 de maio, domingo, o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição para os Processos Seletivos 2012 da Universidade do Estado do Pará.
              Este ano, 11.500 mil candidatos serão beneficiados. Para o Processo Seletivo (Prosel) serão destinadas 8.050 isenções, sendo 4.600 integrais e 3.450 parciais, esta última modalidade o valor a ser pago será de R$ 30 (trinta reais).
              Para o Programa de Ingresso Seriado (Prise) serão 3.450 isenções ofertadas, das quais 1.725 são integrais e 1.725 parciais, esta última o candidato beneficiado deverá paga o valor de R$ 17,50 (dezessete reais e cinquenta centavos).
Faça aqui a sua Inscrição:
Formulário de Solicitação de Isenção


UEPA É BEM AVALIADA PELO GOVERNO DO ESTADO NO PLANO PLURIANUAL


              A Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) enviou em abril a todas as secretarias e órgãos do Governo do Estado, a avaliação da execução do Plano Plurianual (PPA) 2007-2011, focando apenas até 2010.

              O relatório destaca positivamente o incentivo a projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, efetivado por meio de parceira entre a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa). Nesta ação, a Universidade mostrou desempenho de 142% do programado no PPA, já que propôs 450 projetos e realizou 640 projetos entre 2007 e 2009.

             O programa no qual a UEPA é mais presente e protagonista é chamado "Universidade Pública com Qualidade", que tem como objetivos “produzir, difundir conhecimento e formar profissionais éticos com responsabilidade social para o desenvolvimento sustentável da Amazônia".

             O relatório da Sepof aponta que “analisando do ponto de vista de realização das ações, o programa mostrou excelente desempenho com a implementação de mais cursos superiores, aumento do número de vagas disponíveis, reformas e manutenção da UEPA, criando espaços melhores para o aprendizado e proporcionando aos universitários uma educação com muito mais qualidade.”

             Em 2007, foram propostos cinco indicadores à UEPA para mensurar o desenvolvimento do programa, dos quais o relatório destaca dois: Taxa de Evasão e Taxa de Concluintes.

             A Taxa de evasão da UEPA variou entre 2,95% e 1,33%. No indicador Taxa de Concluintes, a UEPA vai de 61,99% em 2008 para 73,31% em 2009. Estes dados, segundo o relatório, mostram que o “O Programa ("Universidade Pública com Qualidade") obteve um bom desempenho nos anos de 2008, 2009 e 2010, considerando-se o volume de recursos destinados, que permaneceu em um patamar estável durante o período, e um nível de execução equilibrado na relação entre o planejado e o efetivamente aplicado”.

              Para a reitora da UEPA, profa. Dra. Marilia Brasil Xavier, o parecer do relatório representa “um importante reconhecimento de que a UEPA está no caminho certo na gestão e no bom emprego dos recursos públicos confiados a nós. A instituição está caminhando a passos largos no enfrentamento das demandas que lhe competem, no projeto de construção do Estado do Pará que todos queremos e precisamos. Eu parabenizo a todos que fazem a UEPA”.

              O PPA é o planejamento de um governo para os seus últimos três anos de mandato e o primeiro ano do mandato seguinte. O PPA vigente foi aprovado pela Lei n° 7.077, de 28 de dezembro de 2007, e contempla ações de todos os setores do governo que abrangem de 2007 a 2011. Segundo o relatório apresentado “O processo de Avaliação Anual, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF), é parte fundamental do modelo de gestão do Plano Plurianual (PPA) e tem como objetivo o aperfeiçoamento contínuo dos Programas, promovendo evidências para alterações que assegurem maior eficiência e eficácia à ação pública.”



Texto: Gestão

UEPA IMPLANTA O SIGA


              A Gestão Superior, por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), visando aperfeiçoar o processo de acompanhamento docente está, desde o ano de 2009 em parceria com a diretoria de Serviço de Processamento de Dados (SPD) desenvolvendo o módulo docente do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), recentemente implementado.
              O SIGA já funciona desde 2006 como módulo de matrícula discente, ou seja, para alunos. Com o novo módulo, passará atender também aos docentes que, além de terem sua lotação informada online, poderão ainda realizar atividades diversas, tais como lançamento de notas, frequências e plano de ensino online, sendo esta a inovação mais esperada, já que facilitará aos docentes o cumprimento de suas atividades.
              Também será possível a integração da vida acadêmica ao aspecto funcional, já que a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) também será responsável pela atualização de informações acerca da vida funcional do docente. O sistema já tem utilização liberada para docentes, que podem realizar do Plano Individual de trabalho desde o dia 1o de abril desse ano.
             Como primeira etapa da implementação do módulo docente do programa, também está ocorrendo, desde o mês de março, a capacitação das pessoas que irão utilizá-lo - coordenadores de curso, chefias de departamento e assessorias pedagógicas, DGP e Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DDE). A expectativa é que, até o final de 2011, o sistema esteja funcionando completamente e em plena utilização por gestores e professores, se configurando assim como mais uma inovação da UEPA no sentido de atender professores e alunos cada vez melhor.



Texto: Gestão.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

COMUNICADO-TURMA DE BIOLOGIA 2011


Informamos aos acadêmicos da turma de Biologia 2011 que haverá aula hoje, 02/05/2011, no horário normal com o Prof. Alcindo Martins, o qual ministrará a disciplina Tecnologia de Informação Aplicada á Educação.